Asma e Animais
Uma das primeiras dúvidas que os pacientes me fazem no consultório quando faço o diagnóstico da Asma é se precisam se desfazer de seus animais de estimação.
Por muito tempo acreditou-se que asmático só poderia ter um tipo de animal de estimação, a tartaruga. Com os anos os bichinhos de estimação tornaram-se cada vez mais membros da família e pensar em desfazer-se de um por conta de uma doença é algo inimaginável.
Hoje sabe-se que o contato precoce com animais, isto é, já nos primeiros dias de vida pode até mesmo funcionar como fator preventivo para o desenvolvimento de futuras alergias.
A primeira coisa a ser feita é descobrir se o contato com o animal de estimação é realmente um fator desencadeador de asma. Em caso de confirmação pode-se realizar algumas medidas ambientais e realizar o tratamento de Imunoterapia, as famosas vacinas para alergia. A Imunoterapia “ensinará” seu sistema imunológico a não reagir ao seu bichinho.
Cada caso é um caso e não podemos generalizar, deve-se avaliar cada paciente como único e assim promover a melhor qualidade de vida para ele.